Ampliação do Vocabulário
As crianças costumam falar mais, aprender palavras novas e repeti-las. Assim, o professor deve incentivar a criança a dialogar com colegas, família e com as pessoas em geral.
Musicalmente, deve-se inserir gradualmente músicas com novos vocabulários para que a crianças vá se acostumando. É importante que a cada palavra nova o professor deixe que as crianças perguntem. Caso isso não aconteça, o professor deve mostrar a palavra nova, perguntar se alguém já ouviu a mesma, se sabe o significado e depois deve explicar de maneira simples para os alunos. As letras das músicas acompanhadas de figuras as ilustrem facilitam a memorização das letras.
Gostam de pertencer a grupos
A participação em grupos proporciona as crianças o aprendizado com em conviver com outras pessoas, com as diferenças (psicológicas, religiosas, sociais, entre outras). Em grupo essas diferenças desaparecem e todos se sentem “um só”. Ou seja, todos os do grupo tem interesses e gostos comuns. Quando se está em grupo nos sentimos queridos e amados, além de especiais. O professor deve encorajar a criança a participar de grupos, mas não deve forçar.
Musicalmente, as crianças devem ser incentivadas a trabalharem em grupos para que aprendam a discutir idéias e a chegarem em acordo com relação a certa atividade. O professor pode, por exemplo, propor que um grupo faça a coreografia da música, outro use instrumentos para fazer a rítmica e outro grupo se divida para cantar. Cada criança terá uma idéia diferente, mas devem aprender a compartilhar as mesmas, juntá-las e chegar ao resultado de comum acordo.
Aumento do poder de atenção e concentração
As atividades podem proporcionar ao aluno mais atenção, como por exemplo, ver a filme (curto) e contar o que aconteceu. Ou contar uma história e pedir para na próxima aula os alunos contarem. São atividades que levam ao aluno a se concentrar e ter atenção.
As atividades devem seguir a mesma ‘linha’ na área musical. O professor ensina uma letra e melodia simples, com o auxilio de imagens ou utensílios que facilitem a memorização do aluno. Na próxima aula os alunos devem tentar cantar a música sem a ajuda do professor.
- Desafiam as capacidades físicas descobrindo os limites do corpo
- Assume algumas Responsabilidades e tem Iniciativa
O educador musical pode explorar essas dias características dividindo a turma em grupos e pedindo que escolham um líder (que deve ser alterado a cada inicio de brincadeira). Este, falará como as outras crianças deverão agir conforme a música. Exemplos.: O líder pode criar gestos, coreografia musical, pode ensinar como tocar os instrumentos (tambor, chocalho, palmas, pés, entre outros), pode designar uma ou mais crianças para cantar, entre outros. Assim, já vão sentido como é liderar, e o respeito que devem ter com os liderados, e aprendem também como é ser liderado, e o respeito para com o líder.
Interesse em explorar e experimentar
Mexer, fuçar, bisbilhotar, ver como funciona, que som produz, se tem mais repartições, se abre e fecha, se tem mais cor, enfim, tudo o que desperta a curiosidade as crianças tem interesse.
Maturação Motora
A criança tem maior controle de suas habilidades motoras conseguindo realizar atividades diferentes das que costumava realizar.
Tocar instrumentos, como o piano, já se torna possível. O ensino deve ser feito de forma lúdica, principalmente a teoria e até mesmo as notas, pauta e claves, que podem vir desenhadas e coloridas para tornar a aula mais divertida e de fácil memorização.
Referências Bibliográficas:
VIANA, Erica – Algumas características das crianças a partir dos 6 anos.
ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de – Características das crianças em cada faixa etária. Disponível em: http://www.montesiao.pro.br/estudos/crianca/caract_faixaetaria.html. Acesso em 10 de fevereiro de 2011.
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